sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Criando discussões familiares

(Eba, ganhei mais uma companheira no blog! Valeu Cindy! Obrigada tbem pelos recados pra formatar o relógio do blog (deu certinho).

"Família, família, cachorro, gato, galinha..." (Titãs)

Hoje aconteceu uma coisa incrível na minha casa. Imagina a cena: almoço familiar, a mesa lotada de comidinhas caseiras, eu e minha irmã casada, que tbem sempre foi obesa, conversávamos animadamente sobre... dificuldades de se fazer dieta. Eu estava inocentemente falando sobre auto-controle e de repente minha irmã ficou meio maluca, começou a se estressar e a falar alto comigo, como se eu a estivesse provocando. Ela acha que eu quero dizer que ela é relaxada, sem força de vontade, sempre leva minha defesa da RA para o lado pessoal. Eu não entendo, ela deveria ser mais consciente, porque já fez até o programa do Vigilantes do Peso ( que até funcionou, mas depois do casamento e da gravidez, já era...).




Na verdade, pensando bem não é difícil entender a cabecinha da criatura: FREUD explica. Putz, eu adoro Freud, me apaixonei por ele na faculdade e desde então acho que a psicanálise me ajuda a entender melhor o mundo. Voltando a minha irmã, acho que ela usa os mecanismo de defesa de negação e racionalização*. Primeiro ela nega que tem um problema: odeia qdo eu falo que obesidade é doença, por exemplo. Ela fala "gordinha". Eu já disse: "gordinha é até 70 quilos, daí pra frente, pra quem tem 1,60m, é OBESIDADE! Depois ela faz enormes discursos do tipo: é a natureza, temos que nos aceitar, pra que sofrer tanto com dieta se temos coisas mais importantes pra fazer, é melhor ser gorda do que neurótica e mau-humorada por causa de regima, etc...
Fala sério, hoje ela disse que essa preocupação com a alimentação é pra quem tem tempo! Detalhe: EU trabalho fora e ela é dona de casa, rsrs.
No mínimo, ela gastou umas calorias fazendo uma ginástica mental pra justificar o injustificável!
Bom, quanto a mim, se eu ficar com um corpinho parecido com o da Hilda (ilustrador Duane Bryers), já tá OK!Ela é mto fofa, olha o detalhe do cabelinho vermelho, igual ao meu, hehehe:

Uns quilinhos a menos lhe fariam mto bem, mas eu queria mesmo é ter pelo menos uma cintura pra mostrar, afff...

Em tempo: quanto a RA propriamente dita (que é o que nos interessa, apesar de todo o palavrório)...HOJE FOI O MELHOR DIA DA SEMANA! Finalmente, fim da menstruação, fim da montanha-russa hormonal: como vai vc, aqui estou EU de novo!

;-) Besos e boa noite!

*Para quem quiser pesquisar sobre Freud, os mecanismos de defesa e muitos assuntos relacionados a psicologia e psiquiatria, vale a pena dar uma olhada nesse site:

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=53&art=159

Um comentário:

  1. Olá, Lindinha! Que bom que deu certo a configuração do relógio!

    Que situação essa com a sua irmã, heim??? rs.
    Quando a pessoa nega que tem o problema e acha que tem justificativas válidas para permanecer no estado em que está, realmente fica mais difícil buscar soluções para o problema.Principalmente nesse processo em que a motivação maior tem que partir da própria pessoa.

    No entanto, difícil não é impossível, tomara que ela consiga reverter essa situação, afinal já fez até VP. Vamos torcer,rs.

    Minha mãe também está num estado de letargia, achando que não é capaz de emagrecer, quando ela se casou emagreceu mais de 30 quilos, ficou um espetáculo,rs,mas com o tempo engordou tudo e mais um pouco , já fez inúmeras dietas, mas faz tempo que não se esforça para "entrar na linha".

    Antes tinhamos um sério problema, quando eu estava de R.A, ela não estava nem aí, quando ela estava de R.a eu não estava nem aí,rs. Mas já faz um bom tempo que estou na R.a e ela continua fazendo tudo ao contrário.

    Tento sempre motivá-la tendo um cuidado imenso com as palavras, pois nessa hora qualquer palavra mal interpretada toma grandes proporções, mas nada dela reagir. Enquanto isso fico na espera e tendo que driblar e me segurar nos momentos em que ela quer companhia para as farras com a comida.

    É mesmo muito difícil quando queremos muito ajudar alguém a mudar sua situação mas a pessoa não se anima e as vezes até se rebela,arg!

    Que bom que você teve um dia satisfatório! Nada como a D.M ir embora para nós termos mais sossego,rs.

    Boa tarde p/ vc! bjsss

    ResponderExcluir

Olá! Entre e fique a vontade...