terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sobre a Fênix

Recados e Imagens - Blogs - Orkut

Esta é a lenda (ou mito) da Fênix, para quem não conhece a velha idéia de "renascer das próprias cinzas":
A fênix ou fénix (em grego ϕοῖνιξ) é um pássaro da mitologia grega e egípcia que ao morrer entraria em auto-combustão e passado algum tempo renasceria das próprias cinzas. Outra característica da fénix seria sua força, capaz de transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chegaria a carregar elefantes.
Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A fénix, após erguer-se das cinzas, levava os restos do seu pai ao altar do deus Sol na cidade egípcia de Heliópolis (Cidade do Sol). A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.
Os gregos provavelmente copiaram dos egípcios a idéia da fénix. Esses últimos adoravam "benu", uma ave sagrada semelhante à cegonha. O "benu", assim como a fénix, estava ligada aos rituais de adoração do Sol em Heliópolis. As duas aves representariam o Sol, que morre em chamas toda tarde e emerge a cada manhã.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Entre e fique a vontade...